As contas a pagar são cadastradas e administradas na tela de contas a pagar. As notas de compra de fornecedor que são registradas no sistema geram automaticamente as notas a pagar de acordo com as informações do XML ou as informações inseridas ao lançar a nota manualmente.
Para acessar, selecione o módulo “Financeiro” e a opção “Contas a pagar”.
Inserindo uma nota conta:
Para inserir uma nova conta, clique no menu lateral em “Nova”

Escolha se a conta será uma Despesas ou pagamento para fornecedor:

No nosso exemplo vamos utilizar a “Despesa”.
Informe os dados:
1. Despesas – Pesquise pela Lupa a despesa. No Autocom3 já tem as principais despesas contábeis cadastradas.
2. Dt. Emissão – Informe a data de emissão da despesa
3. Tipo documento – Informe o tipo de documento que comprova a despesa, como recibo, fatura, duplicada (boleto), entre outros.
4. Informe o número do documento
5. Informe qual a conta-corrente está prevista o pagamento da despesa.
6. Informe o valor total da despesa. Desconto e acréscimos é opcional.
7. Informe a quantidade de parcelas

Após finalizar clique em Gravar

Edite as parcelas (1), informando a data de vencimento e valores. O sistema automaticamente já divide o valor total pelo número de parcelas e coloca o vencimento da parcela de 30 em 30 dias. Caso precise basta editar. Ao finalizar clique em “Gravar”(2).

Alterando um título:
Selecione um título e clique em alterar:

Na tela que irá abrir, edite as informações necessárias, como data de vencimento, valor da parcela, observações e Conta-corrente. Para finalizar clique em “Alterar”

Pagando um título:
Selecione um título e clique em “Pagar”.

Na tela que irá abrir informe a data de pagamento, o desconto, multa ou juros caso tenha, a conta-corrente que foi feito o pagamento e o documento comprovante do pagamento. Para finalizar clique em “Pagar”:

Estornando um título pago
Para estornar um pagamento, selecione o título e clique em estornar.

Na tela que abrir clique em “Estornar” para confirmar o estorno.
Pagamento em lote
É possível fazer o pagamento em lote dos títulos em aberto. Para isso filtre em opções ou avançado os títulos que deseja pagar. Na tela principal, selecione os títulos com a tecla SHIFT (múltipla selecão) ou CTRL (Seleção única). Também é possível selecionar clicando com o mouse e arrastando a seleção.

Após finalizar a seleção, clique em “Pagar”

Na próxima tela, informe em o documento comprovante do pagamento e a conta-corrente. Caso deseje pode desmarcar algum título. Para finalizar clique em “Pagar”.

Cancelando um título
Para cancelar um título ele precisa estar em aberto, não pode estar pago. Selecione o título e clique em “Cancelar”

Na tela que abrir informe o motivo do cancelamento (1) e clique em “Cancelar” (2):
