Como Funciona um SSD

Como Funciona um SSD

Você Sabe O que significa SSD e qual é a sua função?

SSD Significa Solid State Drive, que em português significa Disco de estado sólido, sua função é armazenar todos os arquivos do seu computador (Aplicativos, fotos, textos, sistema etc…), assim como os hds tradicionais, mas de uma maneira bem mais rápida e bem diferente, o hd tradicional funciona como um disco de vinil, uma agulha passando por um disco e assim chegando até as informações, enquanto os SSD’s funcionam por tunelamento quântico.

Como Funciona um SSD?

Tunelamento quântico é um fenômeno da mecânica quântica no qual, partículas podem transpor um estado de energia classicamente proibido, mas no que isso se aplica nos SSD’s? Um SSD possui trilhões de bits, 1 bit é a menor parcela de informação processada por um computador, e ele só tem 2 estados: 0 ou 1. E porque isso é importante para saber como funciona um SSD? Porque cada bit usa uma armadilha de elétrons, que funciona da seguinte maneira: Quando a nuvem de elétrons estão fora = 0, e quando estão dentro = 1.

Mas como essa nuvem de elétrons entrou ali? E como ela não sai?

Existe uma camada de material isolante do lado de fora da armadilha de carga, mas para entender como ela funciona vamos falar um pouco da mecânica clássica, de acordo com a mecânica clássica a existência dos SSD’s seria impossível, porque os elétrons não conseguiriam entrar ali, se a nuvem de elétrons estivesse com uma carga normal, ela iria somente bater ali e voltar, e se a nuvem estivesse muito carregada, a nuvem de elétrons quebraria a barreira. Já na mecânica quântica isso não acontece pois de acordo com a ela, usando tunelamento quântico, uma camada isolante de 8 nanômetros é perfeita para deixar a nuvem de elétrons entrar e depois não sair, nem mais fina, nem mais espessa, se fosse mais fina a nuvem de elétrons poderia sair com muito mais facilidade, já se fosse com uma camada mais espessa, os elétrons não conseguiriam entrar ali sem quebrar a barreira.

E o que isso tudo quer dizer?

Agora podemos começar a juntar as peças, já sabemos como as armadilhas de carga funcionam, e como os elétrons ficam dentro dela. Mas você lembra que eu falei sobre os Bits no começo do texto, como eu disse existem trilhões e trilhões deles dentro do seu SSD, e esses trilhões de bits são o armazenamento do nosso computador, exatamente, aquelas informações como 120gb, ou 240gb são trilhões de bits que em conjunto dizem quanto de memória seu computador possui. E tudo isso graças a mecânica quântica e o tunelamento quântico.

Autor: Gustavo Tolentino de Mendonça

Leia também:

Receba as nossas novidades!

Ao informar os dados eu concordo com a Política de Privacidade

CONTATO COM NOSSO ATENDIMENTO

Dê mais este passo para o crescimento da sua empresa.Preencha seus dados abaixo: