Tendências de vendas para 2021

Tendências de vendas para 2021

O ano de 2020 nos trouxe a necessidade do isolamento social, e com ele, empresas precisaram se adaptar.

O distanciamento forçou empresas a repensarem suas estratégias na área de vendas. Embora as atividades comerciais não tenham parado, as vendas remotas se tornaram regra mesmo entre negócios que nunca tinham adotado o modelo.

É hora de olhar para as lições aprendidas nos últimos meses e tentar prever as tendências de vendas para 2021.

Vendas à distância

Vender à distância deve ser uma tendência que se mantém em 2021, o que deve impactar o trabalho dos vendedores e a estratégia da empresa.

Isso porque, a venda remota requer que o processo comercial seja redesenhado e que os vendedores adaptem seus discursos de vendas, gerando valor. Nesse contexto, saber ouvir quem está do outro lado da linha é fundamental.

Omnichannel e multichannel

Nesse contexto, proporcionar uma experiência omnichannel (que integra diversos canais) ou multichannel (que oferece diversos canais para o cliente escolher em qual quer comprar) é cada vez mais necessário.

Para atender a essas expectativas, empresas precisam experimentar diferentes canais, além de oferecer uma boa experiência independentemente de canal ou dispositivo.

Interações humanas

Combinar interações humanas e digitais é outra tendência para o próximo ano. Mesmo que agora as vendas sejam cada vez mais digitais, a interação pessoal continua sendo uma parte essencial do processo comercial. É essa interação que permite construir um relacionamento, desenvolver confiança e identificar novas oportunidades.

Social selling

Como o nome sugere, o social selling, ou venda social, consiste em construir relacionamentos e vender mais, usando  redes sociais, como Instagram e LinkedIn. Com a pandemia, essas plataformas se tornaram ferramentas de prospecção e abordagem ainda mais valiosas, já que grande parte das vendas migraram para o digital.

Para acertar no social selling, o vendedor deve evitar ser só mais uma mensagem no inbox dos contatos. É importante construir uma reputação nas redes sociais, sendo ativo na plataforma e postando conteúdos relevantes. A criação de relacionamento, e não tentar vender a qualquer custo, também é outra boa prática.

Transformação digital

Em vendas, as mudanças vão desde o modelo de aquisição de clientes até a assinatura de contratos, passando pela abordagem e negociação. Além disso, também deve incluir uma mudança cultural e de processos.

O profissional de vendas ideal para acompanhar a transformação digital na área comercial, é aquele que sabe que não tem mais o monopólio da informação sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Assim, esse vendedor atua de maneira consultiva, ouvindo e complementando as informações que o consumidor já tem.

Para que o processo comercial seja considerado digital, no entanto, não basta usar alguma plataforma digital, como anúncios ou redes sociais. Essa mudança precisa incluir todas as áreas e rotinas da empresa. Mais que um recurso, a tecnologia é uma aliada.

Autor: Leiliane Atanazio

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