Tendências do mercado, agora e no pós-pandemia

Tendências do mercado, agora e no pós-pandemia

  1. Digitalização do varejo

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil fechou 2020 com uma alta de 1,2%, e crescimento de 6% na receita nominal.

Parte desse crescimento foi puxado pelo fato de que, entre abril e
setembro de 2020, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online e, nesse mesmo período, surgiram no país cerca de 150 mil novas lojas virtuais – de pequenos negócios a grandes redes físicas que migraram para a web.

Como afirma Eduardo Terra, sócio da BTR-Varese, no relatório Pós-NRF 2021: “A transformação digital saiu de vez da teoria e foi para a prática em empresas de todos os segmentos do varejo, até mesmo naqueles até então menos digitalizados, como materiais de construção e supermercados”.

  1. Pix no varejo

A chegada do Pix (Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central) está facilitando e tornando mais acessíveis serviços como a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de compras e contas e até o
recolhimento de impostos e taxas.

Para o varejo, isso representa uma grande oportunidade durante e no pós-pandemia: o crescimento dos negócios impulsionado pela aquisição e retenção de clientes.

No caso do varejo eletrônico, a grande vantagem do Pix será a otimização dos processos de pagamento, por meio da mecânica simplificada e
redução nos prazos de entrega devido à rápida confirmação das transações.

Além disso, com a liberação da funcionalidade do saque no varejo, haverá maior circulação em loja e mais possibilidades de fidelização.
Por esses motivos destacamos o Pix como uma das grandes tendências do varejo em 2021.

  1. Dados: análise, gestão e personalização

O armazenamento, análise e a gestão organizada de dados continuam sendo os grandes diferenciais tecnológicos do segmento. Saber explorar as informações contidas em seu pool de dados permite que a empresa
aprofunde seu conhecimento sobre o perfil de clientes e possa investir em personalizações na experiência do consumidor.

Viabilizada pela gestão de dados, a customização é uma estratégia-chave para a atração de novos clientes e fidelização – seja ela de serviços,
produtos ou atendimento.

Outro estudo que aborda as principais tendências do varejo, esse feito pelo Google, mostra que uma em cada três pessoas espera recomendações de produtos personalizados de acordo com o seu perfil de compra.

  1. Varejo frictionless

É cada vez mais claro que o cliente busca conveniência, personalização, agilidade, segurança e facilidade em suas experiências de compra, seja durante a escolha do produto desejado, até ao momento do checkout – em ambientes físicos e virtuais.

As novas plataformas precisam identificar o consumidor tanto no ambiente físico quanto virtual, analisando o seu histórico de compras, hábitos e preferências, reduzindo ao máximo o atrito e minimizando a ruptura de venda.

Por isso, cabe aos varejistas olhar a tecnologia como sua grande aliada e entender o seu papel como agente de transformação da experiência de compra, oferecendo aos usuários alternativas livres de atrito como pagamentos por aproximação, soluções de autoatendimento e compras via link de pagamento.

  1. Novos meios de pagamento visando a inclusão
    financeira

No início da pandemia, o número de desbancarizados no Brasil caiu 73%, segundo o estudo “Aceleração da inclusão financeira durante a pandemia da Covid-19, realizado pela Americas Market Intelligence, em parceria com a Mastercard.

Com o aumento da demanda pela utilização de serviços online e o aquecimento do mercado, os setores financeiro e varejista ganharam uma janela de oportunidade para oferecer novos serviços – para além das transações de pagamento – que facilitem o acesso da população a outras formas de transações financeiras e crédito.

A necessidade de maior inclusão financeira da população é vista como uma das tendências do varejo pois permite uma aproximação ainda maior entre loja e cliente, sem mencionar a possibilidade de atração de um novo público.

Autor: Leiliane Atanazio

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